Novos padrões e formatos: um novo Ótica Cotidiana



Se você é um dos leitores assíduos de Ótica Cotidiana já notou a diferença e provavelmente tomou um susto. Novas cores, template e marca. O projeto de ÓC foi reestruturado e com ele, as mudanças gráficas. Esta é a maior transformação visual e de organização desde a sua criação.

Ótica Cotidiana será um espaço ainda mais artesanal, com destaque para a seção nova de snapposts - fragmentos de textos e frases que podem ser compartilhados. Entre as novidades, mais espaço para imagens, multimídia e assuntos do cotidiano com doses de entretenimento (sobretudo cinema e literatura) e humor. A fotografia, gifs e as ilustrações tenderão a ganhar mais espaços nos textos, em seções inéditas.

No entanto, os tradicionais contos, crônicas, prosas e versos livres irão se manter e ganharão novos tons experimentais. Assim Ótica Cotidiana segue com o seu propósito de ser um local de conteúdos diversificados, introspectivos e singulares. A crônica singular do cotidiano seguirá nos próximos meses com novidades para quem o acompanha.

Sobre a marca nova e cores




A nova marca resgata os tempos de Vinicius Gericó [blog], a partir da tipografia cursiva. A cor vermelha de Ótica Cotidiana era uma de suas maiores características e seguirá agora em segundo plano, nas colunas e tags. A primeira vez que a cor deu os tons ao projeto foi em 2010, quando ainda era Vinicius Gericó [blog]. A reestruturação gráfica daquele ano trouxe o vermelho, preto e o branco, empregados principalmente em tags de artigos e na marca.


Neste ano, com os ajustes no projeto, a mudança da cor padrão foi também um elemento necessário para marcar a mudança. A nova escolha traz ainda elementos que fazem parte do projeto anterior. O traçado dos t, de Ótica Cotidiana, por exemplo, são referências ao V, de Vinicius Gericó [blog], agora mais sutil. O símbolo do infinito estourado, de ÓC, segue repaginado à nova tipografia.

O antigo V de VGBlog é um boneco minimalista em movimento que sugere que as movimentações operadas no curso do projeto. Mesmo após a marca ter sido extinta, em 2013, as suas características ainda são marcantes para os que acompanham ÓC, por esse motivo, ele retorna de forma sutil a nova marca de Ótica Cotidiana. Mantém-se assim o vínculo original de VGBlog com ÓC, que vem desde 2008.

Leia mais:







  

Comentários