Ótica Cotidiana - A crônica singular do cotidiano, por Vinicius Gericó: / Histórico de Ótica Cotidiana
O cotidiano é um texto e o texto, um conjunto de riscos
Carregando...

/ Histórico de Ótica Cotidiana




Histórico de Ótica Cotidiana





2013 – Nasce Ótica Cotidiana, após a fusão de Vinicius Gericó [blog] e Expressividade Alternativa, o primeiro com cinco anos online e o segundo com três anos. Inicialmente a proposta era se aprofundar nos conteúdos jornalísticos do cotidiano, além de explorar a cultura – através do cinema, música e artes visuais – sob o viés crítico. A proposta inicial visava ainda dar mais espaço para o experimentalismo literário de Vinicius Gericó [blog] e artigos de comunicação de Expressividade Alternativa. Com o passar dos meses, a proposta foi alterada, em função da dinâmica da internet.



2014 – O segundo ano pós-fusão trouxe novos formatos literários para Ótica Cotidiana. A proposta inicial voltada ao jornalismo é convertida em artigos de opinião e a cultura, em indicações e análises de filmes. O ano foi de ajustes visuais importantes e redefinição da linha editorial – já tão experimental – do projeto. As postagens passaram a se concentrar nas sextas-feiras (fixas), terças-feiras (especiais) e domingo (ocasionais). 



 A marca nova traz o elemento do infinito, que, em diálogo com a proposta de Ótica Cotidiana, representa a diversidade de possibilidades, interpretações e formatos. A cor vermelha, que se mantinha desde o início do ÓC é uma herança de Vinicius Gericó [blog] e do caráter jornalístico empregado no projeto.


2015 – Ano de consolidação de Ótica Cotidiana. As postagens seguem em um dia fixo na semana e novos formatos de texto foram introduzidos. É o ano em que novas ilustrações são incorporadas às postagens. Houve mudanças e consolidação no layout. Foram abandonados os elementos que carregavam a página e ela se tornou ainda mais limpa e organizada. 




2016 – Ocorre a maior reestruturação do projeto. Agora Ótica Cotidiana, já consolidado, visa trazer mais elementos multimídia, leveza aos temas e se aproximar cada vez mais do cotidiano através do humor, reflexão e do entretenimento (literatura e cinema, sobretudo).  Ocorre também a maior reformulação gráfica, com as mudanças nas cores do projeto. O padrão vermelho é substituído pelo azul. O novo padrão visual de Ótica Cotidiana traduz as experimentações de Vinicius Gericó [blog] e as novas possibilidades de ÓC.