Ótica Cotidiana - A crônica singular do cotidiano, por Vinicius Gericó: Novos padrões e formatos: um novo Ótica Cotidiana
O cotidiano é um texto e o texto, um conjunto de riscos

sexta-feira, 25 de março de 2016

Novos padrões e formatos: um novo Ótica Cotidiana




Se você é um dos leitores assíduos de Ótica Cotidiana já notou a diferença e provavelmente tomou um susto. Novas cores, template e marca. O projeto de ÓC foi reestruturado e com ele, as mudanças gráficas. Esta é a maior transformação visual e de organização desde a sua criação.

Ótica Cotidiana será um espaço ainda mais artesanal, com destaque para a seção nova de snapposts - fragmentos de textos e frases que podem ser compartilhados. Entre as novidades, mais espaço para imagens, multimídia e assuntos do cotidiano com doses de entretenimento (sobretudo cinema e literatura) e humor. A fotografia, gifs e as ilustrações tenderão a ganhar mais espaços nos textos, em seções inéditas.

No entanto, os tradicionais contos, crônicas, prosas e versos livres irão se manter e ganharão novos tons experimentais. Assim Ótica Cotidiana segue com o seu propósito de ser um local de conteúdos diversificados, introspectivos e singulares. A crônica singular do cotidiano seguirá nos próximos meses com novidades para quem o acompanha.

Sobre a marca nova e cores




A nova marca resgata os tempos de Vinicius Gericó [blog], a partir da tipografia cursiva. A cor vermelha de Ótica Cotidiana era uma de suas maiores características e seguirá agora em segundo plano, nas colunas e tags. A primeira vez que a cor deu os tons ao projeto foi em 2010, quando ainda era Vinicius Gericó [blog]. A reestruturação gráfica daquele ano trouxe o vermelho, preto e o branco, empregados principalmente em tags de artigos e na marca.


Neste ano, com os ajustes no projeto, a mudança da cor padrão foi também um elemento necessário para marcar a mudança. A nova escolha traz ainda elementos que fazem parte do projeto anterior. O traçado dos t, de Ótica Cotidiana, por exemplo, são referências ao V, de Vinicius Gericó [blog], agora mais sutil. O símbolo do infinito estourado, de ÓC, segue repaginado à nova tipografia.

O antigo V de VGBlog é um boneco minimalista em movimento que sugere que as movimentações operadas no curso do projeto. Mesmo após a marca ter sido extinta, em 2013, as suas características ainda são marcantes para os que acompanham ÓC, por esse motivo, ele retorna de forma sutil a nova marca de Ótica Cotidiana. Mantém-se assim o vínculo original de VGBlog com ÓC, que vem desde 2008.

Leia mais:







  


Vinicius Gericó
ola@viniciusgerico.com

Jornalista, Relações Públicas, blogueiro, vegetariano, otimista, cinéfilo e ciclista nas horas vagas; viciado em informação e literatura existencial. Faz piadas com frequência e acha a vida um tanto banal demais para manter viva as experiências ruins.



Você NÃO pode copiar, transformar ou criar em cima do conteúdo deste site sem uma prévia autorização do autor ou sem creditá-lo, sujeito às sanções da lei do direito autoral.