Relações Humanas


Já achou que poderia acreditar em alguém e se arrependeu depois por ter confiado? Você não é o único

Acreditar nas pessoas pode parecer uma tarefa difícil, embora seja necessário. Quando você acredita que pode confiar e dividir confidências, eis que a decepção bate na sua porta e quase sempre estamos despreparados.
Com tantas provas de que a vida nos apresenta sobre o que é o ser humano e do que ele é capaz de fazer, ainda sim não acreditamos no óbvio, no bárbaro e inusitado. É comum que nos decepcionemos e que tudo ainda acabe em lágrimas ou desgastes. Mas essas etapas, por pior que sejam, fazem parte do nosso crescimento. Difícil é entender e seguir em frente.
Não é que as relações humanas estejam fadadas à falência, mas não podemos fazer de conta o quão as relações se desgastam por muito pouco. É a expectativa frustrada, o materialismo, o sentimento em excesso, o descaso com o outro, a falta de respeito, ou mesmo por não ouvir. Estamos em uma época de fragmentações, velocidades e deturpações. Todos esses movimentos interferem nas relações humanas, por isso tantas fissuras grandes. Por tudo isso, a desconfiança é o fio condutor de quase tudo.

No fim, nos viciamos em determinados sentimentos -- que nos convém e que nos é conhecido, evidentemente -- que se tornam tão aglutinados as nossas vivências e experiências, que pouco notamos o quão eles podem ser prejudiciais a nós mesmos.
Reconheço que não há coisa pior do que depositar confiança em alguém, acreditar em palavras clichês e no momento menos oportuno, tomar uma rasteira. Parece menos tolerável ainda quando se doou completamente àqueles que nutria tantos sentimentos positivos. Àqueles sentimentos ou vícios, estão tão impregnados no outro, que às vezes, não é necessário uma causa para sentir as consequências.

Parece não ter jeito, se quisermos viver bem, precisaremos respirar fundo e acreditar que ainda exista o lado bom da humanidade. Mesmo depois de séculos de sangue, egoísmo e absurdos, essa crença é fundamental. Palavras e atitudes têm um poder enorme de provocar feridas, capazes de deixar enormes cicatrizes.  Mas se serve de consolo, não se preocupe. Pois tudo que vai volta, e nessa vida no meio de tantas decepções, existe também muito aprendizado. Estes são os desafios das relações humanas, elas ainda precisam existir. 



Comentários

Rogério disse…
Em: 30/08/2008 18:42:46

Nossa cara, falou tudo !
As pessoas precisam aprender o significado da palavra honestidade mesmo.
Grande abraço!